domingo, 20 de julho de 2008

A cordeirita ja deve estar grande

Cadela-pastora está a criar uma cordeira como se fosse sua filha
foto
Babe: Cordeira amamentada por cadela

Uma cadela que guarda ovelhas está a amamentar uma cordeira na aldeia de Babe, concelho de Bragança.
A Caravela, assim se chama a cadela-pastora, está a criar uma cordeira como se fosse sua filha. A cachorra foi mãe no mesmo dia em que nasceu a cordeira, que, nessa noite, se perdeu no campo. Mas, para espanto do proprietário do rebanho, na manhã seguinte, a cordeira estava junto à cadela, que a tinha encontrado e nunca mais a largou.
“A cordeirinha ficou-se a dormir amarradinha e não foi capaz de a ver. Quando a encontrei no outro dia de manhã estava deitada ao pé da cadela”, recorda o dono do rebanho, Mário Ferreira, acrescentando que a cadela não mais largou a cordeira. Até que, inesperadamente, a começou a amamentar como se fosse a sua progenitora. A cordeira também não se fez rogada. “Começou a mamar e, até hoje, continua a fazê-lo”, explica o pastor, acrescentando que a cordeira acabou mesmo por rejeitar a mãe biológica “Ainda tentámos, duas vezes, que mamasse, agarrando a ovelha, mas não a queria”, afirma Mário Ferreira.
Segundo a mulher, Isaura Pires, o pastor “até andava para dar a cadela”. “Mas agora nem que lhe dessem 500 euros a tirava daqui”, afirma Mário Pereira.
Por causa desta história, os pastores criaram tamanha afectividade com os animais que nem a cordeira vão vender. A “perdida”, assim lhe chamam, vai crescer para se tornar numa ovelha.

Sem comentários: